Destaques 10 anos Proqualis: Prevenção de quedas

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), queda é o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil. Em hospitais, a queda pode ser um incidente frequente. Nos hospitais do sistema nacional de saúde britânico (NHS), as quedas de pacientes internados são o incidente de segurança mais notificado. No Brasil, a queda representa o 3º evento adverso mais notificado pelo Sistema Notivisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o Protocolo integrante do Programa Nacional de Segurança do Paciente, a hospitalização aumenta o risco de queda. Além do ambiente hospitalar não familiar, estão entre os fatores que contribuem para o risco aumentado de queda nos hospitais: as comorbidades dos pacientes, que podem predispor à queda; e os procedimentos terapêuticos, como as múltiplas prescrições de medicamentos e a presença de dispositivos invasivos. 

O Protocolo destaca que até 50% das quedas podem provocar danos aos pacientes, sendo até 44% desses danos de natureza grave, como fraturas, hematomas subdurais e sangramentos, que podem levar ao óbito. De qualquer forma, diferentes pesquisas afirmam que nenhuma queda é inócua. As sequelas psicológicas levam à perda de confiança relacionada ao medo de cair novamente, a atrasos na recuperação funcional e à internação prolongada. Ainda assim, existe um alerta de que muitas quedas não são notificadas porque não se identificou um dano físico na pessoa que caiu, sendo a banalização desse incidente a maior falha à sua prevenção.

Para melhorias nos índices de queda, é fundamental adotar estratégias voltadas para a prevenção desse incidente a partir da identificação dos seus fatores de risco e sua mitigação. Todavia, ainda persistem inúmeros desafios na implementação de protocolos, identificação de fatores de risco e mitigação dos fatores identificados para a redução dessas ocorrências e seus danos.

Em seus 10 anos de existência, o Proqualis disponibilizou diversos materiais para a ampliação do conhecimento sobre essa temática e que podem auxiliar na superação desse desafio. Dentre esses conteúdos, destacamos os mais relevantes a seguir:

1) Webinar ‘Como conduzir a implantação de um protocolo de quedas’ (com Viviane Ernesto Iwamoto, enfermeira e gestora do Protocolo de Quedas do Hospital Samaritano – SP)

2) Aula ‘Prevenção de Quedas’ 

3) Protocolo assistencial multidisciplinar para prevenção e tratamento de quedas 

4) Entrevista com Janete de Souza Urbanetto. Tema: Avanços e desafios na prevenção de quedas no ambiente hospitalar 

5) Prevenção de quedas em hospitais: um kit de ferramentas para melhorar a qualidade do cuidado

6) Uma abordagem do sistema hospitalar para diminuir quedas com lesões e custos 

7) Uma estratégia multifacetada de prevenção de quedas reduz a sua ocorrência em um centro médico universitário

8) Efeito de uma iniciativa destinada à tradução da pesquisa em prática, promovendo intervenções baseadas em evidências para a prevenção de quedas em adultos internados: um estudo prospectivo do tipo pré/pós-implementação nos EUA 

9) Problemas sistêmicos que levam a casos de pacientes "encontrados no chão": uma análise de múltiplos incidentes

10) Programas de prevenção de quedas de pacientes internados como uma estratégia de segurança do paciente: uma revisão sistemática 

11) Envolvimento de pacientes na prevenção de quedas em hospitais

12) Avaliação e gestão do risco de quedas em ambientes de atenção primária