Destaques 10 anos Proqualis: Segurança Transfusional

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

A transfusão de sangue é um procedimento comum e seguro. No entanto, eventos adversos evitáveis podem ocorrer. Erros na solicitação, coleta e administração de componentes do sangue estão relacionados com riscos significativos para os pacientes.

A identificação incorreta do paciente pode levá-lo a receber sangue errado, o que pode causar danos graves ou até mesmo a morte. Episódios de transfusão de bolsa de sangue no paciente errado não são eventos adversos raros. Estão relacionados principalmente a erros humanos que levam à identificação incorreta do paciente durante coleta de amostra de sangue, seleção, entrega ou administração de componentes sanguíneos e podem levar a reações transfusionais hemolíticas que ameaçam a vida, além de outras morbidades significativas.

A identificação positiva do paciente é o ato de identificar o paciente correto – a pedra angular de um cuidado seguro. Antes da administração de qualquer medicamento ou de uma transfusão de sangue, os profissionais de saúde devem ter certeza de que estão tratando o paciente certo. A confirmação da identidade em todas as etapas do processo de transfusão e a adoção de práticas adequadas de comunicação são essenciais para evitar erros. O processo de verificação antes da transfusão deve sempre ser realizado à beira do leito do paciente.

A transfusão de sangue deve ser administrada exclusivamente por profissionais capacitados. Durante a administração de uma transfusão, a observação e o monitoramento são importantes para garantir que, caso ocorram reações transfusionais agudas, estas possam ser reconhecidas precocemente e tratadas. As medidas voltadas para a administração segura de sangue e seus componentes devem ser adotadas pelos profissionais de saúde para reduzir as chances de erros evitáveis. Além disso, políticas e procedimentos locais devem ser elaborados e implementados para reduzir os erros relacionados com a transfusão de sangue.

O processo de transfusão inclui muitas etapas, envolvendo diversos setores, o que enseja um risco significativo de erros. Os enfermeiros participam em muitas dessas etapas e, portanto, precisam ter conhecimentos, habilidades e competências para garantir a segurança transfusional. 

O Proqualis, em seus 10 anos de existência, disponibilizou diversos conteúdos sobre esse tema. Apresentamos a seguir os mais relevantes:

1) Webinar Proqualis Novembro: Segurança transfusional: administração segura de sangue e componentes (com Luiz Amorim, Diretor Geral do Hemorio)

2) Entrevista com Luiz Amorim sobre uso racional do sangue

3) Diretriz sobre administração de hemocomponentes

4) Uso seguro e racional de sangue

5) Aula ‘Administração segura do sangue’

6) Manual para uso óptimo do sangue - Apoio para uso clínico seguro, eficaz e eficiente do sangue na Europa

7) Administração segura de hemocomponentes

8) Hemovigilância de reações associadas à transfusão de hemácias: comparação entre 17 países

9) Uso de protocolos para a hemorragia pós-parto em unidades de anestesia obstétrica acadêmicas dos EUA

10) Desafios e oportunidades para prevenir erros de transfusão: o estudo Qualitative Evaluation for Safer Transfusion (QUEST)