Destaques 10 anos Proqualis: Uso Seguro de Medicamentos

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

A falta de segurança no uso de medicamentos é um problema mundial, responsável por danos aos pacientes e gastos desnecessários para os sistemas de saúde. Erros de medicação correspondem a cerca de 30% dos erros em hospitais. Na atenção primária, essa proporção é, aparentemente, baixa, mas o potencial de danos é alto, em função do grande número de prescrições feitas.

Os erros podem ocorrer nas diferentes etapas do ciclo do medicamento, mas um dos pontos mais vulneráveis é a prescrição. Prescrições ilegíveis, com nomes de medicamentos com grafia ou som semelhantes e uso de zeros, pontos e números decimais de forma inapropriada aumentam as chances de que erros sejam cometidos.

O envelhecimento populacional, que gera necessidades médicas mais complexas, e a introdução de muitos novos medicamentos aumentam substancialmente o uso de fármacos e o risco de danos aos pacientes. Esse é um problema particularmente relevante para a atenção primária, onde muitas prescrições são iniciadas e depois complementadas por medicamentos prescritos durante episódios de internação hospitalar sem a devida conciliação. 

Em 2017, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente, com o tema ‘Medicação sem Danos’. A meta é reduzir em 50% os danos graves e evitáveis relacionados a medicamentos, ao longo dos próximos cinco anos. As ações previstas terão como foco quatro áreas: pacientes e público; profissionais de saúde; medicamentos como produtos; e sistemas e práticas de medicação. Elas visam à promoção de melhorias em cada estágio do processo de uso de medicamentos: a prescrição, a dispensação, a administração, o monitoramento e o uso.

Em seus 10 anos de existência, o Proqualis disponibilizou diversos conteúdos sobre esse tema. Apresentamos a seguir os mais relevantes:

1) Aula ‘Eventos adversos a medicamentos – Parte I’

2) Aula ‘Eventos adversos a medicamentos – Parte II’ 

3) Webinar ‘Medicação sem danos: o terceiro desafio global da OMS’ (com Mario Borges Rosa, ISMP-BR)

4) Vídeo ‘Aprendendo com os Erros’

5) Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos 

6) Eventos adversos dos medicamentos entre pacientes adultos internados: uma meta-análise de estudos observacionais

7) Erros de medicação associados a abreviaturas, siglas e símbolos

8) Em busca de um consenso sobre as prioridades globais da pesquisa para a segurança de medicamentos: um exercício de priorização internacional 

9) Uso seguro de medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento 

10) Erros de medicação: série técnica sobre Atenção Primária mais segura