Projeto BACTERIEMIA ZERO reduz infecções na Espanha

Autor institucional: 
World Health Organization

Intervenções mudam cultura de segurança do paciente em UTIs e reduzem infecções de corrente sanguínea relacionadas ao uso de cateter venoso central.

A prevenção de infecções de corrente sanguínea relacionadas ao uso de cateter venoso central (CVC) em Unidades Intensivas da Espanha

O projeto Bacteriemia Zero aplica na Espanha a experiência bem sucedida do trabalho desenvolvido no Estado de Michigan, Estados Unidos, que alcançou expressiva redução de infecções de corrente sanguínea relacionadas ao uso de cateter venoso central (CVC).

Para sua implantação foi celebrada uma cooperação entre a Organização Mundial da Saúde; o Ministério da Saúde, Política Social e Equidade da Espanha (SMoH); e a Sociedade de Medicina Crítica e Intensiva e de Unidades Coronarianas da Espanha (Spanish Society of Intensive and Critical Care Medicine and Coronary Units – SEMICYUC).

Os objetivos estabelecidos para o Bacteriemia Zero visaram reduzir a taxa de infecções de corrente sanguínea relacionadas ao uso de cateter em unidades de terapia intensiva na Espanha e demonstrar que os resultados alcançados no Estado de Michigan, nos Estados Unidos, podem ser adaptados para aplicação em larga escala às unidades da Espanha. A equipe da Johns Hopkins University, liderada pelo Professor Peter Pronovost, foi a responsável pelo trabalho realizado em hospitais do Estado de Michigan.

Na Espanha, o projeto foi aplicado a cerca de 200 unidades de terapia intensiva, tendo, após 18 meses uma redução de 50% nas taxas de infecção nas unidades participantes do estudo.

As intervenções incluíram medidas para a mudança da cultura de segurança e adoção de novas práticas. O estudo mostrou que essas intervenções podem ser eficazes em sistemas de saúde diferentes, apesar da diversidade de estrutura organizacional e de cultura de segurança.

Segundo o Programa de Segurança do Paciente da OMS, “O cateter venoso central salva vidas e a condição da maioria dos pacientes das unidades de tratamento intensivo requer seu uso para receber medicamentos e líquidos. Entretanto, esse uso pode provocar sérias infecções de corrente sanguínea. As infecções de corrente sanguínea decorrentes de introdução e manutenção de cateter venoso central (CVC) constam entre as mais perigosas complicações que podem ocorrer, causando piora na saúde do paciente, extensão do tempo da internação e aumento do custo do cuidado.”

Fonte:
“WHO Patient Safety Programme”
http://www.who.int/patientsafety/implementation/bsi/en/index.html