Sumário
Este Relatório Técnico Final fornece um resumo detalhado da estrutura concetual da Classificação Internacional sobre a Segurança do Doente (CISD), incluindo uma análise de cada classe, dos conceitos chave com uma terminologia própria e as suas aplicações práticas.
A World Alliance for Patient Safety convocou um Grupo de Projeto para iniciar e implementar um programa de trabalho. Este grupo de trabalho começou por definir, harmonizar e grupar conceitos de segurança do doente numa classificação internacionalmente aceite com o objetivo de promover a aprendizagem e a melhoria da segurança do doente, em todos os sistemas de saúde.
O objetivo da CISD é permitir a categorização da informação sobre a segurança do doente utilizando um conjunto de conceitos estandardizados com definições aceites, uma terminologia própria e as relações entre eles, baseados numa ontologia de domínio explícita (p. ex., segurança do doente). A CISD foi concebida para ser uma convergência genuína das perceções internacionais dos principais problemas relacionados com a segurança do doente e para facilitar a descrição, comparação, medição, monitorização, análise e interpretação da informação para melhorar os cuidados aos doentes1.
É importante salientar que a CISD não é ainda uma classificação completa. É uma estrutura concetual para uma classificação internacional que pretende fornecer uma compreensão razoável da ampla gama de conceitos de segurança do doente, com os quais as classificações regionais e nacionais existentes possam identificar-se.
O Grupo de Projeto desenvolveu a estrutura concetual da CISD composta por 10 classes:
1. Tipo de Incidente
2. Consequências para o Doente
3. Características do Doente
4. Características do Incidente
5. Fatores Contribuintes /Perigos
6. Consequências Organizacionais
7. Deteção
8. Fatores Atenuantes do Dano
9. Ações de Melhoria
10. Ações para Reduzir o Risco
Definiram-se 48 conceitos-chave e atribuíram-se-lhes uma terminologia própria para facilitar o entendimento e a transferência da informação relevante para a segurança do doente. Estes conceitos são o ponto de partida de um processo contínuo para melhorar progressivamente uma compreensão internacional conjunta de termos e conceitos relevantes para a segurança do doente.
A estrutura concetual da CISD foi concebida para fornecer um método, há muito necessário, para organizar dados e informação de segurança do doente para que estes possam ser reunidos e analisados para:
• Comparar dados de segurança do doente de forma interdisciplinar, entre organizações, ao longo do tempo e além-fronteiras;
• Examinar o papel do fator sistema e do fator humano na segurança do doente;
• Identificar potenciais questões de segurança do doente;
• Desenvolver prioridades e soluções na área da segurança.
Este documento fornece informações de enquadramento do Grupo de Projeto e o desenvolvimento da estrutura concetual da CISD (Capítulo 1), uma descrição pormenorizada da estrutura concetual da CISD, incluindo uma análise de cada classe (Capítulo 2), os conceitos-chave com termos preferenciais (Capítulo 3), e as aplicações práticas da estrutura concetual da CISD (Capítulo 4). Os agradecimentos estão no Capítulo 5. São enumerados por classe, no Anexo Técnico 1, os conceitos da CISD e o glossário de conceitos e referências de segurança do doente está contido no Anexo Técnico 2.
1 Declaração de Objetivos da Classificação Internacional sobre Segurança do Doente – http://www.who.int/patientsafety/taxonomy/ICPS_Statement_of_Purpose.pdf
O Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde concedeu os direitos de tradução e publicação para uma edição em língua portuguesa à Direção-Geral da Saúde, a única entidade responsável pela edição portuguesa.
Título original em Português de Portugal: Estrutura Concetual da Classificação Internacional sobre Segurança do Doente. Relatório Técnico Final.
Tradução realizada pela Divisão de Segurança do Doente, Departamento da Qualidade na Saúde.