Estrutura Conceitual da Classificação Internacional de Segurança do Paciente

Autor institucional
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Direção-Geral da Saúde
Título original
Conceptual framework for the international classification for patient safety. Version 1.1. Final Technical Report
Resumo

Sumário

Este Relatório Técnico Final fornece um resumo detalhado da estrutura concetual da Classificação Internacional sobre a Segurança do Doente (CISD), incluindo uma análise de cada classe, dos conceitos chave com uma terminologia própria e as suas aplicações práticas.

A World Alliance for Patient Safety convocou um Grupo de Projeto para iniciar e implementar um programa de trabalho. Este grupo de trabalho começou por definir, harmonizar e grupar conceitos de segurança do doente numa classificação internacionalmente aceite com o objetivo de promover a aprendizagem e a melhoria da segurança do doente, em todos os sistemas de saúde.

O objetivo da CISD é permitir a categorização da informação sobre a segurança do doente utilizando um conjunto de conceitos estandardizados com definições aceites, uma terminologia própria e as relações entre eles, baseados numa ontologia de domínio explícita (p. ex., segurança do doente). A CISD foi concebida para ser uma convergência genuína das perceções internacionais dos principais problemas relacionados com a segurança do doente e para facilitar a descrição, comparação, medição, monitorização, análise e interpretação da informação para melhorar os cuidados aos doentes1.

É importante salientar que a CISD não é ainda uma classificação completa. É uma estrutura concetual para uma classificação internacional que pretende fornecer uma compreensão razoável da ampla gama de conceitos de segurança do doente, com os quais as classificações regionais e nacionais existentes possam identificar-se.

O Grupo de Projeto desenvolveu a estrutura concetual da CISD composta por 10 classes:

1. Tipo de Incidente
2. Consequências para o Doente
3. Características do Doente
4. Características do Incidente
5. Fatores Contribuintes /Perigos
6. Consequências Organizacionais
7. Deteção
8. Fatores Atenuantes do Dano
9. Ações de Melhoria
10. Ações para Reduzir o Risco

Definiram-se 48 conceitos-chave e atribuíram-se-lhes uma terminologia própria para facilitar o entendimento e a transferência da informação relevante para a segurança do doente. Estes conceitos são o ponto de partida de um processo contínuo para melhorar progressivamente uma compreensão internacional conjunta de termos e conceitos relevantes para a segurança do doente.

A estrutura concetual da CISD foi concebida para fornecer um método, há muito necessário, para organizar dados e informação de segurança do doente para que estes possam ser reunidos e analisados para:

• Comparar dados de segurança do doente de forma interdisciplinar, entre organizações, ao longo do tempo e além-fronteiras;
• Examinar o papel do fator sistema e do fator humano na segurança do doente;
• Identificar potenciais questões de segurança do doente;
• Desenvolver prioridades e soluções na área da segurança.

Este documento fornece informações de enquadramento do Grupo de Projeto e o desenvolvimento da estrutura concetual da CISD (Capítulo 1), uma descrição pormenorizada da estrutura concetual da CISD, incluindo uma análise de cada classe (Capítulo 2), os conceitos-chave com termos preferenciais (Capítulo 3), e as aplicações práticas da estrutura concetual da CISD (Capítulo 4). Os agradecimentos estão no Capítulo 5. São enumerados por classe, no Anexo Técnico 1, os conceitos da CISD e o glossário de conceitos e referências de segurança do doente está contido no Anexo Técnico 2.

1 Declaração de Objetivos da Classificação Internacional sobre Segurança do Doente – http://www.who.int/patientsafety/taxonomy/ICPS_Statement_of_Purpose.pdf

Páginas
145
Data de publicação
Cidade de publicação
Lisboa
País de publicação
Portugal
Nota geral

O Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde concedeu os direitos de tradução e publicação para uma edição em língua portuguesa à Direção-Geral da Saúde, a única entidade responsável pela edição portuguesa.
Título original em Português de Portugal: Estrutura Concetual da Classificação Internacional sobre Segurança do Doente. Relatório Técnico Final.
Tradução realizada pela Divisão de Segurança do Doente, Departamento da Qualidade na Saúde.