Destaques 10 anos Proqualis: Lesão por Pressão

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

De acordo com a definição do National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP, 2016), lesão por pressão (LP) é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionado ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa. Ocorre como resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento (lesão abrasiva). A tolerância do tecido mole à pressão e ao cisalhamento pode também ser afetada por fatores como: microclima, nutrição, perfusão (passagem de líquido pelo tecido), comorbidades e pela condição do próprio tecido.

Mais de 90% das LPs são consideradas evitáveis, sendo sua ocorrência um importante indicador de problema na segurança do paciente. Uma das consequências mais comuns resultantes da longa permanência em hospitais é o aparecimento de alterações de pele. Por outro lado, a manutenção da integridade da pele dos pacientes restritos ao leito tem por base a aplicação de medidas de cuidado relativamente simples.

Anteriormente, a LP era denominada úlcera por pressão (UPP). A nomenclatura foi alterada em 2016, com o objetivo de descrever de forma mais precisa esse tipo de lesão, tanto na pele intacta como na pele ulcerada. As LPs são categorizadas de maneira a indicar a extensão do dano ao tecido. Os estágios foram revisados e o sistema de classificação atualizado inclui definições para:

- Lesão por Pressão Estágio 1: Pele íntegra, com eritema que não embranquece;

- Lesão por Pressão Estágio 2: Perda da pele em sua espessura parcial, com exposição da derme;

- Lesão por Pressão Estágio 3: Perda da pele em sua espessura total;

- Lesão por Pressão Estágio 4: Perda da pele em sua espessura total e perda tissular;

- Lesão por Pressão Não Classificável: Perda da pele em sua espessura total e perda tissular não visível.

- Lesão por Pressão Tissular Profunda: Descoloração vermelho escura, marrom ou púrpura, persistente e que não embranquece.

O sistema de classificação tem definições adicionais para Lesão por Pressão Relacionada a Dispositivo Médico e Lesão por Pressão em Membranas Mucosas.

As LPs são eventos adversos relevantes nos cuidados em saúde e, em seus estágios III e IV, são eventos que nunca deveriam ocorrer (never events). Apesar de evidências científicas embasarem forte recomendação de práticas de prevenção das LPs, a ocorrência dessas lesões é frequente e responsável por danos físicos, psicológicos e financeiros. A LP tem sido alvo de grande preocupação para os serviços de saúde, pois sua ocorrência causa impacto tanto para os pacientes e seus familiares, quanto para o próprio sistema de saúde, com o prolongamento de internações, riscos de infecção e outros agravos evitáveis, gerando prejuízos de grande monta.

As recomendações preconizadas pelo Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão, publicado pelo Ministério da Saúde,  devem ser adotadas por todos os profissionais de saúde envolvidos no cuidado de pacientes e de pessoas vulneráveis que estejam em risco de desenvolver úlceras por pressão e que se encontrem em ambiente hospitalar, em cuidados continuados ou em lares, independentemente de seu diagnóstico ou das necessidades de cuidados de saúde. 

A maioria dos casos de LP pode ser evitada pela identificação dos pacientes em risco, por meio da utilização de ferramenta validada e pela adoção imediata de medidas preventivas. São previstas seis etapas essenciais: avaliação de LP na admissão de todos os pacientes; reavaliação diária de risco de desenvolvimento de LP de todos os pacientes internados; inspeção diária da pele; manejo da umidade e manutenção do paciente seco e com a pele hidratada; otimização da nutrição e da hidratação; minimização da pressão. 

Em seus 10 anos de existência, o Proqualis disponibilizou diversos conteúdos sobre essa temática. Destacamos a seguir alguns dos mais relevantes:

1) Vídeo ‘Prevenção de Úlcera por Pressão’

2) Webinar ‘Prevenção de Lesão por Pressão’ (com Danivea Bongiovanni Poltronieri Munhoz, do Hospital Israelita Albert Einstein, e Maria Emília Gaspar Ferreira Del Cistia, do Grupo de Atenção a Estomias e Feridas – GAEFE)

3) Aula ‘Prevenção de Lesões por Pressão’ 

4) Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão 

5) Prevenção de Úlceras de Pressão: Guia de Consulta Rápido

6) Integridade da Pele: avaliação, manutenção e manejo das complicações

7) Manual de Prevenção e Tratamento de Lesões por Fricção

8) Nota Técnica GVIMS/GGTES N.º 03/2017. Práticas seguras para prevenção de Lesão por Pressão em serviços de saúde

9) Educação em saúde sobre lesão por pressão: Achados de um estudo de métodos mistos com pacientes e cuidadores na comunidade

10) Frequência de mudança de decúbito de pacientes adultos acamados para prevenir lesões por pressão adquiridas no hospital: uma revisão de escopo