Destaques 10 anos Proqualis: Cultura de Segurança do Paciente

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

Promover a cultura de segurança tornou-se um dos pilares do movimento global da segurança do paciente. Frente à complexidade dos sistemas de prestação de cuidados de saúde, o Institute of Medicine estadunidense destaca, como maior desafio para avançarmos em direção a um sistema de prestação de cuidados seguros e de qualidade, a mudança da cultura de segurança prevalente nas organizações de saúde. Nesse contexto, diversos fatores combinados, nomeadamente a ênfase na produção, na eficiência e no controle dos custos, a incapacidade organizacional e individual em reconhecer a falibilidade humana e a percepção partilhada de perfeccionismo na formação dos profissionais de saúde, criam uma cultura desfavorável para a segurança do paciente.

A cultura punitiva é uma realidade nas organizações de saúde em nível mundial. O desafio que se descortina é a busca por uma cultura justa, o que envolve fortalecer a cultura de segurança, propiciar um ambiente de segurança psicológica, de comunicação aberta e trabalho em equipe, onde o reconhecimento e a notificação do erro e dos incidentes sejam encorajados e possibilitem o aprendizado contínuo, apoiado pelas lideranças, criando oportunidades de melhoria. 

A avaliação da cultura de segurança tem sido utilizada como instrumento de gestão, incentivada por agências internacionais e pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde, como uma forma de se conhecer o status da cultura organizacional vigente para planejar investimentos de melhoria e acompanhar os avanços na cultura ao longo do tempo. 

O Proqualis, em seus dez anos de existência, disponibilizou diversos conteúdos sobre esse tema. Apresentamos a seguir os mais relevantes:

1) Aula ‘Cultura de Segurança do Paciente: por onde começar?’ (Reis, C.T.)

2) Vídeo-aula ‘Como avaliar a cultura de segurança na área de saúde’ (Reis, C.T.)

3) Aula Webinar Proqualis Novembro: Avaliação da cultura de segurança do paciente e o papel da liderança (Reis, C.T.)

4) O que aprendemos sobre a força das lideranças e da cultura na promoção de mudanças e melhoria da segurança do paciente (Entrevista com Sara Singer)

5) Questionário sobre Segurança do Paciente em Hospitais (HSOPSC) (Agency for Healthcare Research and Quality)

6) A cultura de segurança do paciente: uma revisão sistemática baseada nas dimensões da Pesquisa Hospitalar sobre Cultura de Segurança do Paciente (Reis, C.T.; Paiva, S.G.; Sousa P.)

7) Cultura de segurança no cuidado de saúde: uma revisão dos conceitos, dimensões, medidas e progresso (Halligan, M.; Zecevic, A.)

8) Comparação de duas pesquisas de cultura de segurança: Questionário de Atitudes de Segurança (SAQ) e Pesquisa sobre Cultura de Segurança em Hospitais (HSOPSC) (Etchegaray, J.M.; Thomas, E.J.)

9) Avaliação da cultura de segurança em hospitais públicos no Brasil (Carvalho, R.E.; Arruda, L.P.; Nascimento, N.K.; Sampaio, R.L.; Cavalcante, M.L.; Costa, A.C.)

10) Medida de cultura de segurança no cuidado de saúde: um caso para diagnóstico preciso (Flin, R.)