Destaques 10 anos Proqualis: Infecção de Sítio Cirúrgico

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

A Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC) é aquela relacionada ao procedimento cirúrgico, geralmente proveniente de uma complicação no local da região cirúrgica. Dados nacionais revelam que a ISC está entre as principais Infecções Relacionadas com a Assistência à Saúde (IRAS) e representa entre 14% e 16% das hospitalizações no Brasil.

Vale ressaltar que a ISC está associada à interação entre os fatores de risco e do hospedeiro. É de extrema importância a atualização da literatura no intuito de expandir conhecimentos na área, além de revisar experiências exitosas para aplicação em cada ambiente.

Nos últimos 10 anos, o Proqualis disponibilizou diversos materiais sobre esse tema, principalmente no que tange à classificação de ISC e à análise de seus indicadores de qualidade no cuidado. Listamos abaixo os 10 conteúdos mais relevantes:

1) Taxa de infecção de sítio cirúrgico, em cirurgias limpas

2) Taxa de infecção de sítio cirúrgico incisional profunda/ órgão/ cavidade no reparo aberto de aneurisma de aorta abdominal

3) Associação entre cultura de segurança e resultados de infecções de sítio cirúrgico

4) Taxa de infecção de sítio cirúrgico incisional profunda/ órgão/ cavidade (local da incisão no torax) na revascularização do miocárdio

5) Diretrizes globais para a prevenção de infecções de sítio cirúrgico

6) Webinar Proqualis Maio 2019: Prevenção de infecção de sítio cirúrgico (Ícaro Boszczowski, Hospital Alemão Oswaldo Cruz)

7) Aula 'Prevenção de infecção de sítio cirúrgico' (Ícaro Boszczowski, Hospital Alemão Oswaldo Cruz)

8) Taxa de infecção de sítio cirúrgico incisional superficial em cesarianas

9) Revisão sistemática e meta-análise do efeito da lista de verificação de segurança cirúrgica da Organização Mundial da Saúde sobre as complicações pós-operatórias

10) Segurança do paciente em cirurgia oncológica: experiência do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo


OBS: Referência usada na introdução:
ANVISA. Critérios diagnósticos de infecção relacionada à assistência à saúde. Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde; 2013.