Lesões por pressão (LPP) são danos localizados na pele e/ou tecidos moles subjacentes, resultantes de pressão ou pressão combinada com o cisalhamento. Geralmente ocorrem sobre uma proeminência óssea, mas também podem estar relacionadas ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato.
Essas lesões estão relacionadas diretamente com a qualidade do cuidado à saúde. Em seus estágios III e IV, são identificadas como eventos que nunca deveriam ocorrer (never events). Apesar de evidências científicas embasarem forte recomendação de práticas de prevenção das LPPs, no Brasil, dados do NOTIVISA mostram que, no período de 2014 a 2022, cerca de 20% dos incidentes notificados corresponderam à LPP. Dentre os never events notificados, 72% foram LPP estágio III e 21,5%, estágio IV.
Em seus 15 anos de existência, o Proqualis vem disponibilizando diversos conteúdos sobre esse tema para apoiar o aprimoramento dos serviços de saúde. Apresentamos a seguir os mais relevantes:
1. Webinar ‘Prevenção de lesão por pressão na assistência à COVID-19’ (Aline Tavares Domingos)
2. Aula ‘Prevenção de lesão por pressão na assistência à COVID-19’ (Aline Tavares Domingos)
3. Webinar ‘Prevenção de lesão por pressão: avanços e desafios’ (Mara Rúbia de Moura; Joyce de Paula Wilden da Silva)
4. Aula ‘Prevenção de lesão por pressão: avanços e desafios’ (Mara Rúbia de Moura)
5. Aula ‘Prevenção de lesão por pressão avanços e desafios’ (Joyce Wilden da Silva)
6. Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: Prevenção de Lesão por Pressão – NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/Anvisa nº 05/2023 (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
7. Precisão dos eventos de lesões por pressão nas classificações de instituições de longa permanência dos EUA (Zihan Chen; Lauren J Gleason; Prachi Sanghavi)
8. Abordagem baseada em árvore de decisão para avaliação do risco de lesão por pressão em pacientes imobilizados (Eugenio Vera-Salmerón; Carmen Domínguez-Nogueira; José L Romero-Béjar; José A Sáez; Emilio Mota-Romero)
9. Fatores associados a lesões por pressão adquiridas em hospitais pediátricos (Ivy Razmus)
10. Prevalência e intervenções de prevenção de lesão por pressão: uma pesquisa nacional de dez anos na Suécia (Ulrika Källman; Ami Hommel; Madeleine Borgstedt Risberg; Lena Gunningberg; Eva Sving; Carina Bååth)
11. Informatização de escalas de predição de risco: estratégia à segurança e qualidade assistencial (Adriana Aparecida Paz; João Lucas Campos de Oliveira)
12. Lesões por pressão adquiridas no hospital: comparações ajustadas ao risco em um sistema de saúde integrado (Rondinelli J; Zuniga S; Kipnis P; Kawar LN; Liu V; Escobar GJ)
13. Viabilidade de um cronograma de reposicionamento na prevenção de lesões por pressão em uma unidade de terapia intensiva francesa: um estudo-piloto pré e pós-intervenção (Daisy Daigné; Pierre-Yves Blanchard; Marie-Cécile Allain; Gwendoline Lambert; Séverine Rodriguez; Benjamin Tessier; Clarisse Blayau)
14. Lesões por pressão relacionadas a dispositivos médicos: um estudo descritivo exploratório em um hospital terciário na Austrália (Barakat-Johnson M; Barnett C; Wand T; White K)
15. Implementação de intervenções baseadas em evidências para a prevenção de lesões por pressão: um projeto colaborativo de melhoria da qualidade na Veterans Health Administration (Lisa Zubkoff; Julia Neily; Shantia McCoy-Jones; Christina Soncrant; Yinong Young-Xu; Shoshana Boar; Peter Mills)
16. Uma intervenção multifacetada e baseada em evidências para a prevenção de úlceras por pressão: acompanhamento ao longo de 3 anos (Eva Sving; Lennart Fredriksson; Anna-Greta Mamhidir; Marieann Högman; Lena Gunningberg)
17. Desenvolvimento e validação de uma escala de avaliação do risco de lesões por pressão específica para UTIs (Ingrid Wåhlin; Anna-Christina; Margareta Lindgren; Sebastian Geijer; Kristofer Årestedt)
18. Um estudo controlado e randomizado para comparar as pressões de interface de um dispositivo de pressão alternada com camada de gel versus camada de gel sozinha durante a cirurgia prolongada (Tze Guan Neo; Seok Hwee Koo; Samuel Teong Huang Chew; Gek Kheng Png; Mary Jojie Lacuesta; Margie Ya Lan Wu; Ramona Yu Ching Tay)
19. Tendências na mortalidade devido a lesões por pressão na Espanha no período de 1999 a 2016 (José Verdú-Soriano; Miriam Berenguer-Pérez; José A. Quesada)
20. A compreensão contemporânea da etiologia das lesões por pressão (Amit Gefen; David M Brienza; Janet Cuddigan; Emily Haesler; Jan Kottner)
21. Resumo das melhores evidências relacionadas à mudança postural na prevenção de lesões por pressão em pacientes adultos criticamente doentes (Jin Xue; Xiao Gu; Ling Jiang; Niankai Cheng; Qin Huang; Min Wang)
Como parte das celebrações pelo aniversário do Proqualis, coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal