Destaques Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021 – Cuidado materno e neonatal seguro

Autor institucional: 
Proqualis

Como parte das iniciativas pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17/9, Proqualis publica coletânea com importantes conteúdos sobre parto e nascimento seguros

Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema ‘Cuidado materno e neonatal seguro’ para o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. O slogan da campanha – ‘Aja agora para um parto seguro e respeitoso!’ – convoca todas as partes interessadas a se envolverem na adoção de sistemas de saúde mais abrangentes e seguros, particularmente num momento em que a pandemia de COVID-19 tem agravado a interrupção de serviços essenciais.

Parto e nascimento são momentos importantes não apenas para mães e bebês, mas para toda a sociedade. Os indicadores relacionados a esses eventos traduzem o status da mulher na sociedade e a qualidade dos sistemas e serviços de saúde. 

De acordo com a OMS, cerca de 810 mulheres morrem diariamente de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto; 6.700 recém-nascidos morrem todos os dias; e 2 milhões de bebês nascem mortos todos os anos, sendo que mais de 40% morrem durante o trabalho de parto. 

O Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021 tem quatro principais objetivos:
1.    Aumentar a conscientização sobre as questões da segurança materna e neonatal, especialmente durante o parto;
2.    Envolver várias partes interessadas e adotar estratégias eficazes e inovadoras para melhorar a segurança materna e neonatal;
3.    Solicitar ações urgentes e sustentáveis de todas as partes interessadas para intensificar os esforços, alcançar os que ainda não foram alcançados e garantir cuidados maternos e neonatais seguros, especialmente durante o parto;
4.    Defender a adoção das melhores práticas no local de atendimento para prevenir riscos evitáveis e danos a todas as mulheres e recém-nascidos durante o parto.

Mais uma vez, o Proqualis participa da iniciativa da OMS e, este ano, vem publicando diversos conteúdos sobre o tema, de forma a apoiar o trabalho dos profissionais de saúde e o aprimoramento dos serviços de saúde. 

A Literatura de Interesse e os Destaques da página sobre Parto e Nascimento foram atualizados. Além disso, foram selecionados artigos e outros documentos atuais e de relevância comprovada para a atenção ao parto e ao recém-nascido. Esses materiais, agrupados em cinco coletâneas consideradas importantes para dar suporte à qualidade e à segurança do cuidado de saúde, serão publicados toda semana ao longo do mês de setembro, seguindo a lista abaixo:

1.    Dez materiais mais importantes sobre parto e nascimento seguros
2.    Parto e nascimento seguros e COVID-19
3.    Eventos adversos relacionados ao parto e nascimento
4.    Diretrizes obstétricas para o parto e o nascimento seguros
5.    Cultura de segurança para o parto e nascimento