Destaques Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021: Cultura de Segurança para o Parto e Nascimento

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea feita pelo Proqualis reúne artigos importantes sobre o tema publicados na literatura científica nacional e internacional no último ano

Em 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente o ‘Cuidado materno e neonatal seguro’, com o slogan ‘Aja agora para um parto seguro e respeitoso’. Para apoiar a iniciativa, o Proqualis elaborou uma coletânea atualizada com os principais conteúdos que abordam a cultura de segurança para o parto e nascimento.

A complexidade dos cuidados de saúde aumenta as chances de ocorrência de erros ou falhas, que podem provocar danos aos pacientes, inclusive durante o parto e o nascimento. Uma cultura de segurança fortalecida é um requisito essencial para melhorar a qualidade do cuidado de saúde prestado às gestantes e seus bebês. 

Assim como em outros ambientes, estudos mostram que a maternidade possui uma cultura de segurança ainda punitiva e com fraca adesão às notificações de eventuais incidentes e falhas. 

A principal forma de avaliação da cultura de segurança em maternidades tem sido por meio de métodos quantitativos, usando questionários já validados na literatura internacional, o que se mostrou uma estratégia viável, mas com necessidade de aprimoramentos, entre eles, a incorporação das perspectivas das pacientes.

Para dar suporte à capacitação e atualização dos profissionais de saúde, apresentamos, a seguir, uma seleção de quatro materiais relevantes sobre o tema cultura de segurança para o parto e nascimento:

1.    A cultura que facilita a mudança: um estudo de métodos mistos em hospitais empenhados na redução de partos cesáreos

2.    Cultura de segurança do paciente em uma maternidade

3.    Uma avaliação do impacto do treinamento em fatores humanos voltado para maternidades na cultura de segurança de uma maternidade de nível terciário

4.    Cultura de segurança do paciente em maternidades: uma revisão