A inteligência artificial (IA) é uma valiosa ferramenta para melhorias da segurança do paciente nos serviços de saúde, contribuindo para a prevenção e detecção precoce de incidentes e eventos adversos nos diversos níveis de atenção à saúde.
A IA pode contribuir para diagnósticos, tratamentos e tomadas de decisão dos profissionais com maior precisão, além possibilitar um melhor acesso às informações de saúde pela população em geral. Entretanto, existem desafios e preocupações em relação ao uso da IA e seu impacto na qualidade do cuidado e na segurança do paciente que precisam ser considerados.
Em seus 15 anos de existência, o Proqualis disponibilizou diversos conteúdos sobre esse tema. A seguir, apresentamos uma coletânea com algumas das publicações mais relevantes:
1. O potencial da inteligência artificial para melhorar a segurança do paciente: uma revisão exploratória (Bates, D.W.; Levine, D.; Syrowatka, A.; Kuznetsova, M.; Craig, K.J.T.; Rui, A.; Jackson, G.P.; Rhee, K.)
2. Aplicação da inteligência artificial no contexto da segurança do cuidado de saúde: oportunidades e desafios (Ellahham, S.; Ellahham, N.; Simsekler, M.C.E.)
3. Como a inteligência artificial afeta a posição competitiva das organizações de saúde (Talal Ali Mohamad; Anna Bastone; Fabian Bernhard; Francesco Schiavone)
4. Perspectivas atuais sobre o uso da inteligência artificial para a segurança de pacientes críticos (Jesús Abelardo Barea Mendoza; Marcos Valiente Fernandez; Alex Pardo Fernandez; Josep Gómez Álvarez)
5. Contestando os futuros da inteligência artificial no setor da saúde: as expectativas formais se deparam com previsões informais (Mari S. Kannelønning)
6. Uma revisão sistemática das barreiras à implementação da inteligência artificial no setor da saúde (Molla Imaduddin Ahmed; Brendan Spooner; John Isherwood; Mark Lane; Emma Orrock; Ashley Dennison)
7. O potencial da inteligência artificial para transformar o cuidado de saúde: perspectivas de líderes de saúde internacionais (Christina Silcox; Eyal Zimlichmann; Katie Huber; Neil Rowen)
8. Navegando na revolução da IA: em defesa da regulamentação precisa no setor da saúde (Taiane de Azevedo Cardoso)
9. Uso da inteligência artificial para melhorar os resultados de segurança do paciente: uma revisão sistemática da literatura (Avishek Choudhury; Onur Asan)
10. Gestão de riscos e segurança do paciente na era da inteligência artificial: uma revisão sistemática (Michela Ferrara; Giuseppe Bertozzi; Nicola Di Fazio; Isabella Aquila; Aldo Di Fazio; Aniello Maiese; Gianpietro Volonnino; Paola Frati; Raffaele La Russa)
11. Percepções e necessidades de inteligência artificial em cuidados de saúde para aumentar sua adoção: revisão do escopo (Han Shi Jocelyn Chew; Palakorn Achananuparp)
12. Um modelo referencial de engenharia de integração para o aprendizado de máquina no cuidado de saúde (Azadeh Assadi et al)
13. Um estudo retrospectivo sobre a efetividade de um sistema de apoio à decisão clínica baseado em inteligência artificial (AI-CDSS) para reduzir a incidência de tromboembolismo venoso hospitalar (Shuai Zhou et al)
14. Sobrevivência na unidade de terapia intensiva: um modelo de prognóstico baseado em classificadores bayesianos (Rosario Delgado; J. David Núñez-González; J. Carlos Yébenes; Ángel Lavado)
15. Inteligência artificial aplicada ao cuidado de saúde: uma revisão da aplicação da tecnologia de visão computacional em ambientes hospitalares (Heidi Lindroth et al)
Para celebrar o aniversário do Proqualis, coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal