Destaques 10 anos Proqualis: Cirurgia Segura

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

Os eventos adversos cirúrgicos constituem-se um dos tipos mais relevantes de eventos adversos no cuidado de saúde, respondendo por cerca de 30% do total dessas ocorrências em hospitais. Um aspecto bastante significativo desses eventos adversos é seu grau de evitabilidade, que pode alcançar até 65%. O checklist da cirurgia segura, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Segundo Desafio Mundial da Segurança do Paciente em 2009, apresenta-se como a estratégia mais potente para evitar a ocorrência de eventos adversos graves, como a troca de pacientes, de lateralidade ou de sítios cirúrgicos. Estudo promovido pela OMS e outros subsequentes mostram o impacto dessa prática sobre resultados no cuidado cirúrgico, com redução da mortalidade e das complicações.

O grande desafio para garantir que a utilização do checklist em diferentes contextos possa obter os mesmos resultados apontados pela literatura científica relativa ao tema é o próprio processo de implementação do checklist e a forma como as equipes o utilizam. Nesse sentido, algumas experiências no Brasil podem ser apontadas como padrão, entre elas, a experiência do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Inúmeras estratégias de envolvimento, educação e implementação propriamente dita podem ser adotadas, como simulações e uso de cartazes e aplicativos educativos, entre outras. A experiência do HAOC traz, além do processo de implementação e uso do checklist adotado por esse hospital, a adoção de outros processos dentro e fora do centro cirúrgico, configurando uma política institucional de atenção ao paciente cirúrgico.

O sucesso da implementação do checklist cirúrgico depende da adoção de outras políticas na organização de saúde, que confiram a esse checklist um papel de redundância na segurança cirúrgica. A definição de um protocolo de antibioticoterapia profilática cirúrgica, o planejamento adequado do uso de materiais médico-hospitalares e a definição dos formulários que devem compor o prontuário do paciente são exemplos que influenciam o impacto do checklist nos resultados cirúrgicos.

Em seus 10 anos de existência, o Proqualis disponibilizou diversos conteúdos sobre esse tema. Apresentamos a seguir os mais relevantes:

1) Segurança da Cirurgia - Lista de Verificação para Reduzir a Morbidade e Mortalidade na População Mundial (Haynes, A.B. et al)

2) Aula ‘Segundo Desafio Global - Cirurgias Seguras Salvam Vidas’ (Zambon, L.S.; Daud-Gallotti, R.; Novaes, H.M.D.)

3) Efeito da Lista de Verificação da Segurança Cirúrgica da Organização Mundial da Saúde sobre os resultados do cuidado de saúde: um estudo controlado e randomizado por conglomerados com implementação escalonada (Haugen, A.S.; Softeland, E.; Almeland, S.K.; Sevdalis, N.; Vonen, B.; Eide, G.E; Nortvedt, M.W.)

4) Efeito da implementação de um sistema abrangente de segurança cirúrgica sobre os resultados do cuidado (Crolla, R.M.P.H.; Vries, E.N.de ; Prins, H.A.)

5) Aula ‘Manual de Implementação da Campanha: Cirurgias Seguras Salvam Vidas’ (Zambon, L.S.; Daud-Gallotti, R.; Novaes, H.M.D.)

6) Webinar ‘Implementação do Checklist para Cirurgia Segura’ (Daniella Romano e Renata Barco, Hospital Alemão Oswaldo Cruz) 

7) Vídeo Proqualis sobre Cirurgia Segura

8) Vídeo ‘Cirurgia segura’ (Hospital Alemão Oswaldo Cruz)  

9) Como os líderes de hospitais australianos implementaram um protocolo de cirurgia segura (Healy, J.M.)

10) Estudo qualitativo comparando experiências com a lista de verificação de segurança cirúrgica em hospitais de países de alta e de baixa renda (Aveling, E.L.; Mcculloch, P.; Dixon-Woods, M.)

11) Aplicativo Cirurgia Segura