Destaques 10 anos Proqualis: Comunicação e trabalho em equipe

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

O trabalho em equipe está intrinsecamente ligado à comunicação adequada. Ambos os componentes são essenciais à segurança do paciente e à qualidade do cuidado e se fazem mais importantes à medida que as interfaces entre os diferentes níveis da atenção se estabelecem.

A transferência de pacientes e a passagem de plantão e/ou de casos são momentos vistos como críticos. Há vários estudos que correlacionam problemas na passagem de plantão à ocorrência de eventos adversos, com descontinuidades ou perdas de informações necessárias para assegurar a manutenção do cuidado.

A comunicação eficaz também é indispensável em relação ao paciente e seus familiares. Dada a necessidade de continuidade do cuidado no domicílio, muitas vezes de casos complexos, que implicam em muitos medicamentos diários por longo período, é preciso que haja uma comunicação adequada e um ativo trabalho em equipe. A qualidade dessa comunicação influencia sobremaneira os resultados. 

Em relação ao trabalho em equipe, autores apontam as discrepâncias de percepções existentes entre profissionais que compõem a equipe, em especial médicos e enfermeiros. Enquanto os primeiros classificam a interação de sua categoria com os demais profissionais da equipe como boa, os segundos a veem como medíocre. Possivelmente este possa ser um bom retrato dos serviços de saúde ao redor do mundo por diversos motivos, dentre eles, o pouco espaço para interlocução interprofissional. 

Outro ponto é o problema da comunicação descortês. Há nisso um efeito destrutivo indelével, que prejudica o atendimento. A literatura aponta que o sofrimento psíquico produzido no ambiente de trabalho tem efeitos desfavoráveis sobre a qualidade do cuidado de saúde e traz riscos à segurança do paciente.

Em seus 10 anos de existência, o Proqualis disponibilizou diversos conteúdos sobre esse tema. Apresentamos a seguir os mais relevantes:

1) Webinar ‘Trabalho em equipe e comunicação no ambiente hospitalar: hospitalistas e outras ferramentas’ (Guilherme Barcellos, Hospital Divina Providência)

2) Aula ‘Trabalho em equipe e comunicação no ambiente hospitalar: hospitalistas e outras ferramentas’ (Guilherme Barcellos, Hospital Divina Providência)

3) Entrevista com Dr. Guilherme Barcellos

4) Efetividade das intervenções para melhorar a passagem do paciente na cirurgia: uma revisão sistemática

5) Trabalho em equipe entre médicos e enfermeiros no centro cirúrgico: no olho de quem vê

6) Implementando uma iniciativa interprofissional de aprendizado em segurança do paciente: observações dos participantes, dos líderes do projeto e de membros do comitê diretor

7) Do que eles estão falando? Conteúdo da comunicação entre enfermeiros, pacientes e familiares em um serviço de saúde para idosos – um estudo etnográfico

8) Barreiras para a alta hospitalar de pacientes em reabilitação: uma abordagem baseada no trabalho em equipe

9) Avaliação da passagem de casos clínicos no contexto de um referencial de comunicação

10) Perda de informações durante a transferência de pacientes com traumatismos críticos: um estudo de métodos mistos 

11) Farpas e patadas: investigando a comunicação grosseira, depreciativa e agressiva entre médicos 

12) Dissecando as barreiras de comunicação no cuidado de saúde: um caminho para melhorar a resiliência, a confiabilidade e a segurança do paciente através da comunicação

13) Comunicação entre médicos e enfermeiros: uma revisão integrativa