Destaques 15 anos Proqualis: Diagnóstico Precoce e Manejo da Sepse

Autor institucional
Proqualis

A sepse é uma condição com risco de morte que ocorre quando o sistema imunológico do corpo tem uma resposta extrema a uma infecção. Pode afetar qualquer pessoa, mas os mais velhos, ou muito jovens, grávidas e pessoas com outros problemas de saúde correm um risco maior. O óbito por sepse relacionada aos cuidados de saúde é evitável e deve ser reduzido o máximo possível.

Em 2022, o Proqualis passou a reunir os diversos conteúdos sobre esse tema na página Diagnóstico Precoce e Manejo da Sepse. Apresentamos a seguir os mais relevantes:

1.    Webinar ‘Detecção precoce e manejo clínico da sepse’ (André Luiz Negrão Albanez)

2.    Campanha ‘Sobrevivendo à sepse: diretrizes para o manejo de pacientes adultos gravemente enfermos com doença por Coronavírus 2019 (COVID-19)’ (Alhazzani W. et al)

3.    Entrevista ‘Dia Mundial da Sepse: maior parte dos casos são em pacientes provenientes de emergências médicas com letalidade de 51,7%’ (Luciano Azevedo)

4.    Dia Mundial da Sepse: afinal, você sabe o que é sepse? (Instituto Latino Americano de Sepse)

5.    Síndrome de resposta inflamatória sistêmica (Rebanta K. Chakraborty; Bracken Burns)

6.    Sepse bacteriana (Benjamin Bullock; Michael D. Benham)

7.    Avaliação laboratorial da sepse (Matthew R; Fulton II; Muhammad Zubair; Sharven Taghavi)

8.    Sepse neonatal (Meenakshi Singh; Mahdi Alsaleem; Cory P. Gray)

9.    CDC. Centro de Controle e Prevenção de Doenças: Kit de ferramentas hospitalares para vigilância de sepse em adultos (Centers for Disease Control and Prevention)

10.    Padrões de uso de antibióticos, patógenos e previsão de mortalidade em recém-nascidos e lactentes pequenos hospitalizados com sepse: um estudo global (Rían Hayes; Jack Hartnett; Gergana Semova; Cian Murray; Katherine Murphy; Leah Carroll; Helena Plapp)

11.    CDC. Hospital Sepsis Program Core Elements (Centers for Disease Control and Prevention)

12.    Definições de sepse neonatal de ensaios clínicos randomizados (Rían Hayes; Jack Hartnett; Gergana Semova; Cian Murray; Katherine Murphy; Leah Carroll; Helena Plapp)

13.    Previsão do início da sepse na UTI usando modelos de aprendizado de máquina: uma revisão sistemática e metanálise (Zhenyu Yang; Xiaoju Cui; Zhe Song)

14.    Progresso da pesquisa sobre compostos naturais de moléculas pequenas para a prevenção e tratamento da sepse (Jingqian Su; Fen Zhou; Shun Wu; Zhiyong Tong)

15.    Incidência nacional e mortalidade da sepse hospitalar na China (Li Weng; Yang Xu; Peng Yin; Yi Wang; Yan Chen; Wei Liu; Jin-Min Peng)

Chamada

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo dos últimos 15 anos, aliando-se às ações da campanha pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente, que este ano traz o slogan ‘Diagnóstico correto, paciente seguro’