COVID-19
Literatura de interesse
A pandemia de COVID-19 afetou a gestão do cuidado especialmente de pacientes idosos na atenção primária
A Diretriz ASH é única em seu formato “vivo”, que permite a inclusão de ensaio clínico recentemente publicado e podem ser revisadas à medida que novas evidências estiverem disponíveis
Estudo discute o crescente corpo de evidências da transmissão do SARS-CoV-2 por gotículas e pelo ar e as precauções contra gotículas não serem apropriadas.
As principais questões clínicas relacionadas ao acompanhamento de pacientes com COVID longa foram identificadas e priorizadas.
Estudo revelou que pacientes com infecção aguda por COVID-19 têm maior risco de atender aos critérios para PSI-12 do que pacientes sem COVID-19, apesar da profilaxia de TEV adequada às diretrizes.
Autores descrevem a implementação bem-sucedida de um programa piloto de MRP para monitoramento pós-alta de pacientes de alto risco com COVID-19.
Espaço Temático
Documento busca auxiliar os serviços e os trabalhadores de saúde na implementação de ações e estratégias de minimização da exposição a patógenos respiratórios, em especial ao novo coronavírus
Publicação aborda medidas específicas de proteção da segurança dos pacientes, visitantes, acompanhantes e profissionais de saúde
Artigo apresenta informações disponíveis e algumas orientações sobre terapia antitrombótica em pacientes com COVID-19
Autores destacam a desregulação da cascata da coagulação e a formação de coágulos de fibrina intra-alveolares ou sistêmicos em infecções por coronavírus associadas à doença respiratória grave
Estudo evidenciou incidência elevada de complicações trombóticas em pacientes com COVID-19 apesar da profilaxia de trombose
Artigo aborda estratégias de apoio aos profissionais de saúde expostos ao SARS-CoV-2
Especiais
Portal monitora a COVID-19 no Brasil e realiza análises da resposta a medidas de contenção e multiplicação de casos para auxiliar os gestores, autoridades e a população
Artigo elaborado por pesquisadores da FIOCRUZ, Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas e da London School of Hygiene and Tropical Medicine aborda a emergência do novo coronavírus.
Estudo apresenta projeções até dia 26 de março da quantidade total de casos de infecção por COVID-19 no Brasil e nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, a partir dos dados da evolução da epidemia em outros países.
Pesquisadores ressaltam que medidas amplas de isolamento, quarentena e restrição do contato social são fundamentais para que possa ocorrer uma desaceleração da propagação da epidemia.
Pesquisadores desenvolveram modelo que se propõe a estudar a relação entre a demanda e oferta de leitos de UTI e respiradores durante o curso da epidemia COVID-19 no Brasil.
'Pesquisadores avaliam a progressão dos casos confirmados de COVID -19 no Brasil no período de 21 a 30 de março e ressaltam que a dissipação da doença ainda não está controlada".
Ferramentas
Protocolo publicado pelo Ministério da Saúde orienta a rede assistencial na identificação, notificação e manejo de casos suspeitos de COVID-19
Nota Técnica publicada pela Anvisa atualizada em 08/05/2020 aborda as medidas de prevenção e controle da disseminação do novo coronavírus na assistência à saúde
Nota técnica publicada pela Anvisa aborda orientações para a prevenção e o controle de infecções pelo novo coronavírus em ILPI.
A RDC 15/2012 dispõe sobre as boas práticas para o processamento de produtos para saúde.
Manual publicado pela Anvisa disponibiliza informações sobre limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde.
Manual aborda o conjunto de medidas voltadas para a prevenção da disseminação da resistência microbiana em serviços de saúde.
Aula
Curso da OPAS fornece informações sobre a preparação dos serviços de saúde para enfrentar o novo coronavírus, abordando medidas de prevenção e controle da disseminação da doença
Aula apresentada pela Dra. Cláudia Fernanda de Lacerda Vidal, do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas da UFPE
Aula apresentada pelo Dr. Rodrigo Pires dos Santos, da CCIH do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Palestra apresentada por Débora Otero, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG)
Palestra apresentada por Tatiane Canero, Gerente de Apoio Assistencial e Fluxo do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)
Aula publicada pelo Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, do IFF/Fiocruz
Videos
Vídeo produzido pelo Proqualis no âmbito do Programa Nacional de Segurança do Paciente
Vídeo publicado pela Anvisa sobre as medidas de precaução para a prevenção de IRAS.
Saiba como deve ser o isolamento domiciliar de casos confirmados de Coronavírus
Vídeo da Organização Mundial da Saúde explica os casos em que o uso de máscaras é recomendado.
Vídeo da Organização Mundial da Saúde mostra a forma correta de usar e descartar uma máscara médica, para que ela não se torne fonte de infecção.
Com Tatiane Canero, Gerente de Apoio Assistencial e Fluxo do Paciente/HIAE, e Débora Otero, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar/HUPE e HUGG. Confira!
Diretriz
O Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus define o nível de resposta, a estrutura de comando e as medidas de resposta
Publicação da OMS apresenta recomendações, melhores práticas e princípios de prevenção e controle de infecções respiratórias agudas nos cuidados de saúde em epidemias ou pandemias.
Médicos especialistas que atuaram nas linhas de frente do combate à pandemia publicaram um guia sobre sua experiência clínica de como tratar o novo coronavírus.
Publicação da OMS aborda diretrizes para o cuidado de pacientes adultos e pediátricos e gestantes com risco de Síndrome respiratória Aguda Grave com suspeita de infecção pelo vírus COVID-19.
Publicação atualizada em 03/04/2020 busca orientar profissionais de saúde para a prestação de um cuidado seguro para gestantes com suspeita ou confirmação de COVID-19.
OMS publica diretrizes e orientações técnicas para planejamento e operacionalização de serviços de saúde voltados para o tratamento de infecções respiratórias agudas graves em países de renda baixa e média.