Destaques 10 anos Proqualis: Fatores Humanos na Segurança do Paciente

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

A abordagem de fatores humanos na segurança do paciente tem sido cada vez mais utilizada na compreensão da ocorrência de eventos adversos no cuidado de saúde e na elaboração de estratégias para redução de riscos e de danos. A abordagem ou engenharia de fatores humanos pode ser definida como o estudo das interações entre os indivíduos – sejam eles profissionais ou pacientes e seus familiares –, os equipamentos, os processos organizacionais e o ambiente da organização que visa tornar o cuidado de saúde mais seguro e efetivo (AHRQ, 2018).

A complexidade do cuidado, considerando os diferentes contextos clínicos (especialidades, tecnologias, transições de cuidados), combinada à complexidade dos pacientes (comorbidades, gravidade, deterioração clínica), faz com que fatores como fadiga dos profissionais, volume de conhecimentos e dados a serem utilizados, dificuldades para a comunicação e o trabalho em equipe e interrupções no trabalho dos profissionais sejam elementos essenciais a serem abordados na perspectiva dos fatores humanos.

Em seus 10 anos de existência, o Proqualis publicou diversos conteúdos sobre o tema dos fatores humanos. Esta seleção buscou fazer uma combinação de elementos conceituais e reflexivos com a aplicação dessa abordagem em contextos clínicos específicos, como centro cirúrgico, enfermarias e outros ambientes de cuidado. Autores de referência, como Rene Amalberti, Sue Hignett e outros, conduzirão o leitor a uma viagem instigante, rica e cheia de ensinamentos a um tema muito atual e relevante. Confira a lista de destaques a seguir:

1) Fatores humanos aplicados à melhoria dos processos perioperatórios

2) Fatores humanos na prevenção de complicações anestésicas: uma revisão sistemática

3) Melhoria da qualidade do cuidado cirúrgico em enfermarias com um pacote de intervenções de fatores humanos

4) Gestão de segurança em sistemas complexos e perigosos – teorias e práticas: uma entrevista com René Amalberti

5) Gestão proativa da segurança em serviços de trauma: aplicação do sistema de análise e classificação de fatores humanos

6) Mais buracos que um queijo suíço. O que impede a prestação de um cuidado de saúde eficaz, de alta qualidade e seguro na Inglaterra?

7) Aplicação de um referencial de classificação de fatores humanos para a segurança do paciente, a fim de identificar os fatores precursores e contribuintes dos eventos adversos em hospitais

8) A ciência dos fatores humanos: separando os fatos da ficção

9) Estado da ciência: Fatores humanos e ergonomia no cuidado de saúde

10) Edição Especial do Healthcare Quarterly, Vol. 15