A abordagem de fatores humanos na segurança do paciente tem sido cada vez mais utilizada na compreensão da ocorrência de eventos adversos no cuidado de saúde e na elaboração de estratégias para redução de riscos e de danos. A abordagem ou engenharia de fatores humanos pode ser definida como o estudo das interações entre os indivíduos – sejam eles profissionais ou pacientes e seus familiares –, os equipamentos, os processos organizacionais e o ambiente da organização que visa tornar o cuidado de saúde mais seguro e efetivo (AHRQ, 2018).
A complexidade do cuidado, considerando os diferentes contextos clínicos (especialidades, tecnologias, transições de cuidados), combinada à complexidade dos pacientes (comorbidades, gravidade, deterioração clínica), faz com que fatores como fadiga dos profissionais, volume de conhecimentos e dados a serem utilizados, dificuldades para a comunicação e o trabalho em equipe e interrupções no trabalho dos profissionais sejam elementos essenciais a serem abordados na perspectiva dos fatores humanos.
Em seus 10 anos de existência, o Proqualis publicou diversos conteúdos sobre o tema dos fatores humanos. Esta seleção buscou fazer uma combinação de elementos conceituais e reflexivos com a aplicação dessa abordagem em contextos clínicos específicos, como centro cirúrgico, enfermarias e outros ambientes de cuidado. Autores de referência, como Rene Amalberti, Sue Hignett e outros, conduzirão o leitor a uma viagem instigante, rica e cheia de ensinamentos a um tema muito atual e relevante. Confira a lista de destaques a seguir:
1) Fatores humanos aplicados à melhoria dos processos perioperatórios
2) Fatores humanos na prevenção de complicações anestésicas: uma revisão sistemática
8) A ciência dos fatores humanos: separando os fatos da ficção
9) Estado da ciência: Fatores humanos e ergonomia no cuidado de saúde
Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década