Destaques 10 anos Proqualis: Identificação Correta do Paciente

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

Dentre as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, a identificação correta do paciente é a número 1. As instituições de saúde vêm implementando ações que visam atingir o objetivo proposto. Porém, esse ainda é um problema importante a ser solucionado em diferentes ambientes de saúde, onde o erro de identificação do paciente tem potencial para desencadear desfechos graves e consequências sociais desastrosas.

Ainda ocorre a realização equivocada de procedimentos mais ou menos invasivos e diagnósticos ou tratamentos inapropriados a partir da identificação incorreta, mesmo mediante normas e princípios já estabelecidos para a identificação de pacientes, como o uso de pulseiras de identificação padronizadas ou a checagem da identidade do paciente e a rotulagem dos tubos para exames laboratoriais no momento da coleta e na presença do paciente.

Há notícia de casos de troca de recém-nascidos, cuja identificação é um direito legal reconhecido pela legislação nacional e internacional, o que gera grandes transtornos ao bebê e aos seus familiares; de resultados de exames laboratoriais equivocados por erro na identificação; e mesmo de pacientes que recebem transfusões de sangue ou de hemocomponentes destinados a outros indivíduos, inclusive com óbito.

Portanto, para aumentar a segurança do paciente, são necessárias medidas que deem conta de um sistema de identificação eficaz.

Para isso, o envolvimento do paciente é fundamental, e a maior parte deles se mostra favorável, em especial mediante explicação baseada em exemplos sobre as consequências da identificação incorreta de pacientes. É essencial também envolver os profissionais, mesmo aqueles que não atuam diretamente no cuidado – como os recepcionistas, auxiliares administrativos das enfermarias ou os maqueiros, por exemplo –, mas que fazem parte da cadeia de atendimento e, por esse motivo, no exercício de suas atribuições, podem vir a expor os pacientes aos riscos resultantes da identificação incorreta. 

O Proqualis, em seus 10 anos de existência, disponibilizou diversos conteúdos sobre esse tema. Apresentamos a seguir os mais relevantes:

1) Aula ‘Meta Internacional de Segurança 1: Identificar os pacientes corretamente’

2) Protocolo de Identificação de Pacientes

3) Redução na ocorrência de erros na identificação de amostras no laboratório clínico de um hospital após intervenções sobre os processos: um estudo observacional retrospectivo num período de 10 anos
 
4) Cuidado correto para o paciente correto todas as vezes

5) Uso de pulseiras para reduzir a identificação incorreta de pacientes: uma análise de tarefas guiada pela etnografia

6) Identificação incorreta de pacientes no cuidado oncológico

7) Avaliação do lançamento de uma estratégia de identificação inequívoca de pacientes em hospitais da Agencia Valenciana de Salud

8) Aceitação de pulseiras de identificação por pacientes internados

9) Eficácia do código de barras na pulseira do paciente para a prevenção de erros médicos: estudo de meta-análise

10) Proporção de pacientes com pulseiras padronizadas entre os pacientes atendidos nas instituições de saúde