Destaques 10 anos Proqualis: Prevenção de Tromboembolismo Venoso

Autor institucional: 
Proqualis

Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo de uma década

O termo tromboembolismo venoso (TEV) engloba a trombose venosa profunda e sua complicação mais grave, a embolia pulmonar, que constituem graves problemas de saúde pública, devido aos altos custos associados a episódios agudos de TEV e suas consequências de longo prazo. O TEV é uma séria complicação em pacientes hospitalizados e a causa mais frequente de morte evitável nesses pacientes, além de ser a terceira causa de morte de origem cardiovascular.

A frequência de complicações tromboembólicas em pacientes hospitalizados, as consequências adversas e seu impacto econômico justificam a prioridade da tromboprofilaxia para a segurança do paciente e tornam esse tipo de prevenção um fator significativo para reduzir a mortalidade e a morbidade a curto e longo prazos.

A tromboprofilaxia para pacientes internados em risco pode reduzir de 30 a 65% o TEV, além de resultar em baixa incidência de complicações hemorrágicas relevantes e ter custo-benefício bem documentado. Estão disponíveis várias diretrizes que descrevem o uso apropriado da tromboprofilaxia, mas pesquisas recentes revelam taxas inaceitavelmente baixas de tromboprofilaxia em pacientes em risco. A incidência de TEV permanece muito elevada, conforme estimado em vários estudos, apesar das evidências de redução das complicações tromboembólicas em pacientes clínicos e cirúrgicos relacionada à tromboprofilaxia a um custo baixo.

Após mais de cinco décadas desde a publicação do primeiro estudo que demonstrou que o TEV sintomático e fatal pode ser reduzido com a profilaxia e quase três décadas após a publicação da primeira diretriz recomendando profilaxia para pacientes hospitalizados, ainda persistem grandes dúvidas quanto à segurança desse tipo de intervenção e quanto à forma ideal de profilaxia. São várias as barreiras à implementação das recomendações, entre elas: o desconhecimento das diretrizes, a resistência a mudanças nas práticas estabelecidas nos serviços de saúde, a discordância em relação às recomendações, o medo de causar complicações hemorrágicas e a falta de políticas institucionais que incentivem a aplicação da profilaxia. 

Estratégias abrangentes, incluindo educação continuada, distribuição de materiais educacionais, utilização de instrumentos de avaliação de risco de aplicação simples e mensuração e análise contínua de resultados, contribuem para uma maior adesão às recomendações.

O Proqualis, em seus 10 anos de existência, disponibilizou diversos conteúdos sobre esse tema. Apresentamos a seguir os mais relevantes:

1) Webinar ‘Prevenção de Tromboembolismo Venoso’ (com Marcelo Basso Gazzana, Hospital Moinhos de Vento)

2) Aula ‘Prevenção da Tromboembolia Venosa’

3) Diretrizes de 2018 da American Society of Hematology sobre a conduta para o tromboembolismo venoso: tromboembolismo venoso no contexto da gravidez

4) Diretrizes de 2018 da American Society of Hematology sobre a conduta para o tromboembolismo venoso: profilaxia para pacientes clínicos hospitalizados e não hospitalizados

5) O projeto colaborativo para tromboembolismo venoso do hospital Johns Hopkins: abordagem em equipes multidisciplinares para alcançar a profilaxia perfeita

6) Terapia antitrombótica para TEV: diretrizes da revista CHEST e relatório de um painel de especialistas

7) Resultados de um programa de profilaxia para tromboembolismo venoso em pacientes internados

8) Prevenção de tromboembolismo venoso associado à internação hospitalar: um guia para efetiva melhoria da qualidade. Agency for Healthcare Research and Quality

9) Taxa de embolia pulmonar ou trombose venosa profunda perioperatória

10) Ferramenta eletrônica para profilaxia do TEV