Erros de diagnóstico frequentemente envolvem oportunidades perdidas relacionadas a vários aspectos do processo diagnóstico, incluindo o reconhecimento de sinais, sintomas e resultados de exames importantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um erro de diagnóstico é a incapacidade de estabelecer uma explicação correta e oportuna do problema de saúde de um paciente, o que pode incluir diagnósticos atrasados, incorretos ou perdidos, ou uma falha em comunicar essa explicação ao paciente.
Esses erros representam quase 16% dos danos evitáveis nos sistemas de saúde. Estimativas indicam que ocorrem em 5 a 20% dos encontros entre médicos e pacientes e que podem resultar em danos em cerca de 0,7% das internações de adultos. É provável que a maioria dos adultos enfrente pelo menos um erro de diagnóstico em sua vida.
Diante desse quadro, a OMS selecionou o tema ‘Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente’ para o Dia Mundial da Segurança do Paciente de 2024. Através do slogan ‘Diagnóstico correto, paciente seguro’, a OMS pede esforços conjuntos para reduzir significativamente os erros de diagnóstico por meio de intervenções multifacetadas enraizadas no pensamento sistêmico, nos fatores humanos e no engajamento ativo dos pacientes, de suas famílias, dos profissionais de saúde e dos líderes da área de saúde.
Em 2022, o Proqualis passou a reunir os diversos conteúdos sobre esse tema na página de Prevenção do Erro de Diagnóstico. Apresentamos a seguir os mais relevantes:
1. Webinar ‘Erros diagnósticos no contexto da COVID-19’ (Wilson Shcolnik; Lucas Zambon)
2. Aula ‘Erros diagnósticos no contexto da COVID-19’ (Wilson Shcolnik)
3. Identificação pelo paciente de pontos cegos de segurança diagnóstica e participação em ‘good catches’ através do compartilhamento de anotações de consultas (Sigall K Bell; Fabienne Bourgeois; Joe Dong; Alex Gillespi; Longo H Ngo; Leitor Tom W; Eric J Thomas)
4. Fatores associados a erros diagnósticos em neurorradiologia em um grande centro médico universitário de nível terciário: um estudo de caso-controle (Vladimir Ivanovic; Kenneth Broadhead; Ryan Beck; Yu-Ming Chang; Alireza Paydar; Garrick Biddle; Lotfi Hacein-Bey)
5. Prevalência e características dos erros diagnósticos em terapia intensiva pediátrica: um estudo multicêntrico (Christina L Cifra; Jason W Custer; Craig M Smith; Kristen A Smith; Dayanand N Bagdure; Jodi Bloxham; Emily Goldhar)
6. Fatores contribuintes comuns dos erros diagnósticos: uma análise retrospectiva de 109 relatórios de eventos adversos graves em hospitais holandeses (Jacky Hooftman; Aart Cornelis Dijkstra; Ilse Suurmeijer; Akke van der Bij; Ellen Paap; Laura Zwaan)
7. Vinhetas de casos clínicos envolvendo processos judiciais por má prática médica ajudam a melhorar a precisão diagnóstica e a aceitação do ensino do raciocínio clínico durante a formação de médicos de atenção primária? (Charlotte van Sassen; Silvia Mamede; Michiel Bos; Walter van den Broek; Patrick Bindels; Laura Zwaan)
8. Desenvolvimento de um referencial conceitual e uma ferramenta eletrônica para comunicar a incerteza diagnóstica na atenção primária: um estudo qualitativo (Maram Khazen; Maria Mirica; Narath Carlile; Alissa Groisser; Gordon D Schiff)
9. Prioridades de pesquisa estabelecidas pelos pacientes para melhorar a segurança diagnóstica: um exercício de priorização sistemática (Laura Zwaan; Kelly M Smith; Traber D Giardina; Jacky Hooftman; Hardeep Singh)
10. O próximo desafio organizacional: identificar e lidar com o erro diagnóstico (Graber, M. L.; Trowbridge, R.; Myers, J. S.; Umscheid, C. A.; Strull, W.; Kanter, M. H.)
11. A incidência do erro diagnóstico na medicina (Graber, M. L.)
12. Perspectivas comparativas em discussões sobre erros diagnósticos entre profissionais pediátricos hospitalares e ambulatoriais (Meagan M Ladell; Grant Shafer; Sonja I Ziniel; Joseph A Grubenhoff)
13. Efeito dos erros pré-analíticos nos exames laboratoriais: o caminho a seguir (Christel van Moll; Toine Egberts; Cordula Wagner; Laura Zwaan; Maarten Ten Berg)
14. Melhorando o diagnóstico no cuidado de saúde (Balogh, E.P.; Miller, B.T.; Ball, J.R.)
15. Estratégias de segurança do paciente voltadas para os erros diagnósticos: uma revisão sistemática (McDonald, K. M.; Matesic, B.; Contopoulos-Ioannidis, D. G.; Lonhart, J.; Schmidt, E.; Pineda, N.; Ioaniddis, J. P.)
Coletânea traz os principais conteúdos sobre o tema publicados no nosso portal ao longo dos últimos 15 anos