Busca Geral
Seminário discute ferramentas para o desenvolvimento de programas efetivos para prevenção e redução da carga de doenças crônicas
Orientação de diagnóstico e manejo farmacológico e não farmacológico no tratamento da hipertensão.
Esse relatório norte americano trata do manejo do hipertenso em vários contextos de comorbidades no ambiente ambulatorial e emergencial, incluindo prevenção individual e coletiva
Avaliação da acurácia do eletrocardiograma para o diagnóstico da hipertrofia ventricular esquerda em pacientes com hipertensão arterial.
O trabalho revisa as evidências da primeira linha de tratamento anti-hipertensivo, analisando diversos desfechos, como mortalidade, infarto e eventos adversos.
A revisão compara o efeito de diferentes classes de antihipertensivos na doença renal diabética, avaliando seu efeito em pacientes diabéticos sem evidências de lesão renal
Neste áudio, o Dr. Perry Halushka discorre sobre os agentes de primeira e segunda linhas para o tratamento de hipertensão arterial e seus efeitos colaterais.
As mudanças de hábitos e estilo de vida são essenciais para o controle da pressão e da glicemia. O podcast aborda o manejo da hipertensão nos diabéticos e as possíveis complicações.
O artigo revisa alguns ensaios clínicos e recomendações para a prevenção de doença cardiovascular e o tratamento de fatores, como hipertensão e diabetes, que aumentam a inflamação endotelial.
Este artigo faz uma revisão do diagnóstico de hipertensão, investigação da hipertensão secundária e tratamento em crianças e adolescentes.
Neste estudo temos um abordagem sintética e sistemática do manejo dos pacientes portadores de hipertensão arterial grave assintomática.
A fundoscopia é um dos exames para acompanhar a evolução da hipertensão arterial. Essa revisão aborda o valor agregado desse exame.
Revisão sistemática de 2004 da revista Archives of Internal Medicine que avalia a eficácia das intervenções para aumentar a adesão ao uso de medicações anti-hipertensivas.
Esse artigo do Rio Grande do Sul descreve a prevalência dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, principalmente para hipertensão arterial sistêmica.
Esse artigo de revisão publicado em 2004 aborda os conceitos de hipertensão arterial, as características clínicas e o manejo dessa doença.
O setor de farmacologia da UFRS ministra a aula sobre farmacologia dos antihipertensivos fazendo uma correlação entre fisiopatologia e mecanismo de ação das drogas antihipertensivas.
Teleaula da Escola de Saúde Pública do Paraná sobre o manejo do paciente com hipertensão arterial na atenção primária.
Áudio da apresentação da pesquisadora da ENSP, Sheyla Lemos, realizada no 18º Congresso Mundial de Epidemiologia da ABRASCO de 2008.
Nesta diretriz, voltada à atenção primária, aborda-se o tratamento farmacológico para hipertensão arterial primária, com análise de custo de acordo com as evidências disponíveis.
Seminário discute ferramentas para o desenvolvimento de programas efetivos para prevenção e redução da carga de doenças crônicas